segunda-feira, 24 de junho de 2013

PROCURA-SE CURADOR/CONSERVADOR

A Oliva Creative Factory/Câmara Municipal de S. João da Madeira procuram um curador/conservador para núcleo de arte contemporânea.

PRINCIPAIS FUNÇÕES:
- Fazer cumprir o programa museológico e cultural da instituição
- Assegurar o cumprimento de funções técnicas e científicas, designadamente, de registo, inventário e documentação, conservação preventiva e gestão de colecções de arte bem como gestão de base de dados
- Colaborar na coordenação da actividade editorial do núcleo
- Participar na política aquisitiva e gestão de colecções bem como no que respeita ao uso, seja para que fins forem, das peças e colecções à guarda do núcleo
- Acompanhar o uso ou manipulação das peças e colecções em quaisquer eventos aprovados pela programação.
- Organizar exposições temporárias
- Propor, planear e organizar actividades de natureza científica
- Planear, organizar a implementar um programa educativo

PERFIL E COMPETÊNCIAS:
- Formação académica compatível
- Preferencialmente com experiência de serviço em museus de arte contemporânea, essencialmente, nas áreas de conservação, inventário, serviço educativo, planeamento, produção e montagem de exposições e estudo de colecções e nas demais acima referidas;
- Fluente em pelo menos uma língua estrangeira (inglês, preferencialmente);
- Boa capacidade de comunicação (essencial para realizar visitas orientadas a diferentes públicos);
- Boa capacidade de escrita (essencialmente, para a produção de textos, sejam legendas interpretativas, sejam catálogos);

Envie CV para o emai olivacreativefactory@cm-sjm.pt
, até 02/07/2013

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Um português entre os 20 jovens arquitectos mais promissores



Um português entre os 20 jovens arquitectos mais promissores, segundo a Wallpaper

O arquitecto Paulo Henrique Durão foi escolhido pela revista britânica Wallpaper Magazine, uma publicação que é uma referência mundial no sector, como um dos 20 mais promissores arquitectos jovens em 2013.
O arquitecto viu o trabalho desenvolvido pelo seu atelier, Phyd Arquitectura, reconhecido a par de outros 19 arquitectos provenientes de vários países, como Alemanha, Estados Unidos, Japão, Canadá e Brasil.
Todos os anos a Wallpaper faz uma selecção dos jovens arquitectos mais promissores, destacando algumas das suas obras. Este ano, ao lado do trabalho do português, há uma casa de Verão sueca, uma residência rural no interior de Michigan, um pavilhão escultural em Sidney ou até uma fábrica de engarrafar garrafas na Patagónia são algumas das obras destacadas pela Wallpaper.
Fonte: Público

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sessão "INSPIRA-TE @SERRALVES"

A próxima sessão do "INSPIRA-TE @SERRALVES" abordará o tema "Dinâmicas Urbanas e Tribos: tendências e oportunidades para iniciativas e negócios criativos", e terá como oradores convidados a Socióloga Paula Guerra (Investigadora do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e um empreendedor (empresa RITMOS, Lda - produtora de eventos, com destaque para o Festival Paredes de Coura, o Optimus Primavera Sound, entre outros).
Serão apresentadas e debatidas ideias e pontos de vista relativos às tendências criativas e culturais emergentes em contextos urbanos e como as mesmas poderão ser desenvolvidas e originar novas ofertas e negócios criativos.

Participação mediante inscrição para o email: m.ferreira@serralves.pt
Inscrições Limitadas


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Oliva Creative Factory na apresentação TEDxFeira

Aqui fica o registo fotográfico da Apresentação TEDx Feira 2013, onde a Oliva Creative Factory marcou presença na Conferência "Arte e Economia Criativa", na Universidade Portucalense, na passada sexta-feira.
O TEDxFeira decorre no dia 21 de Setembro. E poderá fazer a sua inscrição através do e-mail: tickets@tedxfeira.com.






Ilustradores portugueses distinguidos

Os ilustradores portugueses André Carrilho, André da Loba e João Fazenda foram distinguidos pela revista norte-americana 3x3 Magazine, considerada a mais importante publicação internacional dedicada à ilustração contemporânea.
O caricaturista André Carrilho, o mais internacional dos ilustradores e caricaturistas portugueses da actualidade, conquistou cinco distinções, incluindo uma medalha de ouro, nas categorias de cartoon/banda desenhada, animação, editorial e retratos.
André da Loba recebeu medalha de ouro na categoria “Animação” e João Fazenda uma medalha de bronze na categoria “Livros”.
A publicação 3x3 premeia anualmente - com um grande prémio, medalhas de ouro, prata e bronze - aqueles que considera ser os melhores ilustradores a nível internacional, tendo já distinguido, em anos anteriores, autores portugueses como Gonçalo Viana, Marta Madureira e André Letria.


Fonte: Público.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Conferência "Arte e Economia Criativa"

No próximo dia 14 de Junho, a Oliva Creative Factory marca presença na conferência "Arte e Economia Criativa", no âmbito da apresentação do evento TEDxFeira 2013, que decorre nas instalações da Universidade Portucalense - Porto.




PROGRAMA

18h30 – Sessão de Abertura

18h40 – Apresentação TEDxFeira
19h00 – Sessão “Arte e Economia Criativa
- Ricardo Luz [ADDICT]
- Hugo Neto [1ª Avenida]
- Emídio Sousa [Caixa das Artes]
- Suzana Menezes [OLIVA Creative Factory]


 Evento gratuito. Inscreva-se através do email: info@tedxfeira.com


A Oliva Creative Factory no XV Festival CCP

Aqui fica o registo fotográfico da conferência Creative Industry, para a qual a OLIVA CREATIVE FACTORY foi convidada, no âmbito do XV Festival Clube Criativos de Portugal, que decorreu nas instalações da ETIC.
Inserido num paínel prestigiante, o projecto foi divulgado para uma plateia de criativos.
 















Este evento recomenda-se!